Evento|Mesa Redonda “Pode o Subalterno Falar”

WhatsApp Image 2016-09-05 at 14.44.37.jpeg

Na segunda-feira passada o IEASIA promoveu uma mesa redonda para discutir o livro “Pode o subalterno falar?”, da autora indiana, Gayatri Spivak. A mesa foi moderada pelo diretor do IEASIA, professor Marcos Costa Lima, e contou com a participação da professora Jaileila Araújo (Dep. de Psicologia – UFPE), do professor Pedro Soares (Relações Internacionais – Damas) e da professora Juliana Vitorino (Relações Internacionais – Faculdade Estácio).

Gayatri Chakravorty Spivak, nasceu na Índia e se radicou-se nos Estados Unidos, graduada em inglês em seu país natal e pós-graduada em literatura em Cornell. É considerada  “uma teórica crítica e uma educadora que fala em favor das humanidades ao criticar colonialismo intelectual em relação ao mundo globalizado”.

A
discussão da Mesa abrangeu diversas percepções da obra de Spivak. O professor Pedro Soares tratou de suas pesquisas sobre a religião hindu, também discutindo a diferença do subalterno e do oprimido. A Professora Jaileila Araújo discutiu a obra da subalternidade do ponto de vista da violência epistemológica. E a Professora Juliana Vitorino, discutiu o papel da particularização sem representatividade de fato, destacando o papel da raça e da etnia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s